top of page

Em Algum Lugar Dentro de Mim

"Olha, Senhor tempo Eu nem sei se me lembro Quem eu era No último dezembro"




O melhor grupo de amigos com certeza está nessa história!


Leitura concluída! (em setembro, hihi)

Nota: 5/5 ☆


Dentre os poucos livros que li esse ano, essa belezinha aqui me marcou muito por conta da personalidade adorável de Félix, nosso protagonista. É o tipo de pessoa que queremos ter por perto, mas que também queremos aprender a ser. Mas não só isso, o grupo de amigos envolvidos aqui é muito divertido. Não parece a amizade exagerada que existe em boa parte dos livros, é na medida certa. As brincadeiras são sinceras, consegui me identificar com praticamente todas. O grupo de WhatsApp deles com certeza é o melhor, porque não rola uma quantidade exagerada de conversas. Ele existe para as coisas e momentos adequados, por isso, ao terminar o livro, fica aquela vontadezinha de fazer parte de "Os Amazing".


Sinopse

"Félix, um jovem de 19 anos aspirante a escritor e que adora escrever poesia, se vê devastado após sofrer o maior baque emocional de sua vida. A partir desse acontecimento, ele começa a ter viagens introspectivas que o levam para algum lugar dentro de si, um lugar onde habitam, principalmente, suas memórias. Alternando entre esse mundo interior e exterior, Félix começa a refletir sobre a vida, sobre amor, amizade e o tempo; esse último faz questão de nunca parar, fazendo com que o jovem rapaz sinta o efeito que os 365 dias de um ano podem causar na vida de alguém."

Descrição geral


Editora: PenDragon

Autor: Julius Vieira

Edição: 1

Ano: 2019

Páginas: 226p.



"Mesmo após a conversa com Mano, o dia seguinte não foi melhor. Eu ainda estava naquele estado, o 'humanamente improdutivo'. Eu me sentia um completo inútil, uma casca de torpor. Um dia que foi tão inútil que nem merece ser registrado. Nesse momento, se não me engano, acabo de escrever um capítulo inútil."

A história


Dividido em 12 partes que registram cada mês do ano, vamos acompanhando Félix, sempre com uma poesia de abertura. Os capítulos são marcados por dias do mês que de alguma forma impactaram esse ano de nosso protagonista de várias maneiras diferentes. A história já começa com um clima de agonia que faz a gente sentir a ansiedade de Félix a cada página. Eu soltei a respiração que segurava sem perceber ao terminar alguns capítulos, assim como tive medo de ler os próximos também.


A delicadeza da escrita de Julius Vieira dá uma mágica e leveza para o cotidiano, ainda que as viagens introspectivas de Félix sejam bem poéticas. Esse trecho mencionado a cima foi uma das coisas que mais me chamaram atenção, pois torna todo o sofrimento real. É essa vulnerabilidade e sinceridade da narrativa que gera a conexão.


No decorrer dos dias e semanas vemos as dores amenizando, coisa que muitas vezes não é retratada em histórias envolvendo traumas ou perdas, como a prova de que, querendo ou não, o tempo vai passar. Há um momento na história que Félix e sua irmã estão conversando, e o desabafo que vem a tona é daquele tipo de sinceridade que te arranca de onde você estiver e te joga na realidade. Tudo cicatriza, e é importante lembrar.


Outra coisa é que a história mostra bastante os acontecimentos incríveis e as surpresas positivas no que poderíamos chamar de "o pior ano de todos", um contraponto bacana pra quando estivermos passando por uma fase ruim, lembrar de sempre olhar com cuidado para os lados, pois, alguma coisa boa sempre está acontecendo.


A única coisa que não me fez feliz nesse livro provavelmente foi o ship, já que eu sempre invento de shippar casais que as pessoas não acham prováveis ou interessantes. Por mais que eu goste da garota que Félix gosta, eu preferia que a vida amorosa dele tivesse tomado outro rumo. Masssss, isso é questão de gosto, né?


Diagramação


É um livro da PenDragon, então vale reforçar que a diagramação é maravilhosa. Todo início de capítulo tem detalhes de engrenagens do tempo como ilustrações. Também tem os balões de conversas virtuais, que deixa tudo bem moderno e familiar para todos.



Você pode acompanhar um pouco da minha leitura desse livro nesse vídeo acima, um vlog de leitura feito com muito amor onde mostro um pouco do meu dia e leituras de setembro! Aproveita e se inscreve no canal, pois mais vídeos fofos estão por vir! :3


Siga Julius, esse autor e pessoa incrível em suas redes sociais, a conta pessoal aqui e a focada em escrita, aqui. Ainda tem alguns exemplares que podem ser comprados diretamente com ele, então corre seguir e garantir o seu e aproveita pra bater um papo com esse fofo. Você também pode comprar o livro Em Algum Lugar Dentro de Mim na loja da Editora PenDragon, aqui. Vira e mexe eles fazem promoções bacanas, vale a pena conferir e acompanhar! E aqui vai um último link: encontre todos os contos do autor na Amazon! O Julius Vieira não perde tempo e está sempre com novidades!


E aí, você já leu esse livro? Que ensinamento bacana ele trouxe para você?. Comenta aqui, enquanto finalizo esse post e a minha xícara de chá.

Almeida-Mel.jpg

Obrigada pela leitura!

Mel Almeida, a moça dos gatos, livros e chá.

Não perca a hora do chá!

Seja bem-vinde, pegue sua xícara!

  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page